terça-feira, 5 de julho de 2011

BARCO A VELA SEM VENTO


Nota do Autor:
É mesmo incrível quando acontece essas coisas: Eu que não entendo absolutamente nada do idioma Francês e ouvindo David Gilmour cantando “Je crois entendre encore” veio no mesmo momento a poesia “Barco a vela sem vento”, na essência as mesmas imagens com o “original”.
Nilton Bustamante

BARCO A VELA SEM VENTO
     Autor: Nilton Bustamante

Ah, o que é que eu faço com essas tardes
Que não acabam nunca, caem sem parar, descem dos dias
Crescem crescem crescem
E eu sem saber o que fazer?

Essa saudade, essas miragens que chegam, que insistem
E o meu coração me culpa, me aperta
Cobra o que eu não posso dar, não posso oferecer

Ah, o que é que eu faço com essas noites
Que chegam uma após outra, enganam as tardes, os dias
E me encantam com suas melodias, suas histórias de amor?

Não corre mais sangue dentro de mim
Não há mais lugar pro comum
É uma mistura de estrelas, sonhos e corações
Filme que assisto em meus labirintos, em minhas esquinas
Correndo em minhas veias, em minhas certezas que uma tarde dessas,
Uma noite dessas em silêncio assistir
O mesmo filme, um único lugar que espera, espera, chegar...

Feito um barco a vela sem vento
Que navega de estrelas em estrelas
Quem sabe visitar cada porto, cada terra distante
Estender a ponte e ter a sorte de você entrar...
...
...
(Bizet - act 1 opera Les Pêcheurs de Perles), 1863.

JE CROIS ENTENDRE ENCORE
Je crois entendre encore
Caché sous les palmiers
Sa voix tendre et sonore
Comme un chant de ramiers.
Oh nuit enchanteresse
Divin ravissement
Oh souvenir charmant,
Folle ivresse, doux rêve!
Aux clartés des étoiles
Je crois encor la voir
Entr'ouvrir ses longs voiles
Aux vents tièdes du soir.
Oh nuit enchanteresse
Divin ravissement
Oh souvenir charmant
Folle ivresse, doux rêve!
Charmant Souvenir!
Charmant Souvenir!

...
(Tradução)
Je Crois Entendre Encore
Eu espero entender ainda
Oculta sob as palmeiras
A sua voz terna e sonora
Como um canto de pombo-torcaz
Oh noite fascinante
Divino êxtase
Oh recordação admirável
Louca embriaguez, doce sonho!
Nos brilhos das estrelas
Espero ainda vê-la
Descobrir um pouco seus longos véus
Aos ventos tépidos/mornos da noite.
Oh noite fascinante
Divino êxtase
Oh recordação admirável
Louca embriaguez, doce sonho!
Admirável Recordação!
Admirável Recordação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário