sexta-feira, 21 de maio de 2010

FALAR DE PORTUGAL



FALAR DE PORTUGAL

autor: Nilton Bustamante

Como dizer chega de saudades
Se levo em meu peito minha idade,
Com um tanto das vivências, com um tanto das urgências
Que me fizeram deixar para trás o meu querido Portugal?

Como dizer chega de saudades
Se levo em mim ecos de um abismo
Não me deixam esquecer o lamento das gaitas, das guitarras
E do fado; e por demais a sentida reza da fé de minha gente

Sinto o aroma, sinto o cheiro,
Tal presença, forma, gosto e jeito
Suave perfume dos pratos sobre a mesa em brancas rendas
Santificando o alimento e a certeza que por aí nada há igual

Falar de Portugal só é possível com lágrimas nos olhos
Amar essa terra é perder a noção do perto e do longe
É lembrar-se da Mãe querida que ficou no porto vendo o filho zarpar além-mar
Imaginar-se abrindo o abraço se possível abraçar, se possível amar pouco mais

Essa incerteza do quanto mais
Quanto mais tem-se que lutar pra ter o recesso da guerra vil
Pra voltar a passar as mãos sobre a terra que pariu a alma lusitana
Que é de cravo, que é de 25 de abril

Não me levem a mal esse meu jeito
É que meu coração foi mesmo feito em outro tempo
Tempo que famílias partiam como podiam, como sabiam, aos poucos, aos pedaços
Partiam para novas terras por tudo a desbravar, onde não se era permitido duvidar

Não me levem a mal esse meu jeito
É que levo dentro desse meu sofrido peito, um amor
Um amor que não se esquece, aumenta, mesmo nos dias de tristeza e frio; aquece
Esse amor que não se esquece, o amor por minha terra e por minha gente; é prece




_____________________________________
Rafael Fraga: Canto de Amor (Carlos Paredes)
https://www.youtube.com/watch?v=Z8cZJ9uR1XU  

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário