domingo, 9 de maio de 2010

FORÇA DA TERRA, FORÇA DA ERA - homenagem às mulheres


FORÇA DA TERRA, FORÇA DA ERA
Nilton Bustamante

A força da terra, a força da era.

Alquebraram as vontades próprias daquelas que só se prestaram para enxergar os próprios pés.
A mulher fixava seus olhares no poço, e por lá ficava sua imagem que se associava às outras da ilusão de seus sonhos; fazia grande esforço ao lançar o balde preso à corda, mas sem sucesso, só trazia a água com a própria imagem de decepção, pois os sonhos ficavam sempre no fundo, sem maneira de trazê-los para o alcance das mãos...

No silêncio quebrado da batida do pilão, socava cada desaforo, cada ordem de prisão, cada ato de ingratidão...

“Sim, meu senhor! Não, meu senhor!” Pontuava a fala permitida da mulher submetida pela força da terra, pela força da era.

Travou sua alma uma luta muda, imaginativa, contra uma autoridade escravista machista, que só soube os grilhões como instrumentos de imposição.

Perderam-se as oportunidades de expressar a vida em liberdade de complementação sábia dos seres, dos sexos...

Deixaram que o deserto tomasse por território a relação entre homens e mulheres. Em nome dos bons costumes, tradição, honra, os homens eram servidos como “paxás”, e as mulheres como camelos sob o sol escaldante sem água.

Agora estamos em outros tempos, porém muitos persistem em manter-se presos à força da terra, força da era. Pensam que a auto-suficiência os livra do esforço da significação do complemento das vidas, dos seres, da sublimidade da sexualidade.

Culturas orientais, culturas ocidentais, culturas outras, não importa, não serão desculpas eternas para não se avançar nas mudanças necessárias para livrarem-se de vez do que resta do absolutismo da ignorância. Solidão armada, para quê? (Os seres humanos costumam esconder-se por trás dos credos para profetizarem suas loucuras e atrasos de toda ordem).

A modernidade trouxe avanços para melhor acomodar e servir as necessidades de consumo material; no entanto, as mulheres, de uma maneira geral, continuam socando os desgostos das relações em seus “pilões” e puxando do fundo do “poço” seus sonhos tão simples.

A arrogância que passa de lado a lado (as mulheres também têm lá suas falhas), na disputa voraz, das vinganças que amaldiçoam, persiste no mesmo deserto, no mesmo abandono. O amor, a felicidade da boa relação, vem, sem dúvida, da simbiose divina entre homens e mulheres como agentes polinizadores da vida.

Homens e mulheres devem largar os campos de batalhas mortíferas dos sentimentos menores, e aproveitarem toda potencialidade de amar. Além de ser uma atitude sábia, é deliciosamente melhor.

A nova era promete renovação. Não fiquemos esquecidos por nós próprios; vamos ter a coragem de vencer a carne; a postura falsa; sermos verdadeiros na doação dos nossos melhores sentimentos para o mundo, para a humanidade, para nosso próximo, para o nosso “par”.

A força da terra, a força da era somos nós; a conduta individual estimula a coletividade dos pensamentos e ações. Participe, você pode ser a diferença para um mundo melhor entre todos, entre você e seu amor.

Como disse Sêneca:
“Se quer ser amado, ame.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário