segunda-feira, 31 de maio de 2010

TROVA DO CABOCLO


TROVA DO CABOCLO
Nilton Bustamante


U galu nem chegô a cantá
I u terreru cumeçô a si agitá
Era u grandi dia du coronezinhu casá
Cum a linda Sinhazinha Dagmá

Cum grandi cuntentamentu du pessoá
Toda fazenda ficô especiá
Limpinha, pintadinha, bandeirinha em todo lugá
U coronezinhu ia casá cum a Sinhazinha Dagmá

Quem cumandava tudu era Dona Rosinha
Quarenta anus servindu a fazenda Sabiá
Menina di tudu já trabaiava até não se aguentá
Na vassora, nu fugão, lavandu ropa cum buneca di chitá

Us cunvidadu foi chegandu gritandu vivá!
Us rojão nu ar fazia pá, pá, pá!
A meninada curria pra lá e prá cá
U coronezinho ia casá cum a Sinhazinha Dagmá

U velhu coroné na miór bota foi festejá
Deu tapinha nas bunda das moça du lugá
A Sinhá du coroné descansava numa vala da Sabiá
Num ia vê seu fio casá cum a Sinhazinha Dagmá

Veiu us carru fazendu baruiu sem pará di buziná
Era us amigu du coronezinhu lá da Capitá
Di tudu mangava, chamava nóis di capiá
Eles inté ficarum di oio na linda Sinhazinha Dagmá

U coronezinhu caiu na zombereia pra agradá
Cumeçô da boa Dona Rosinha distratá
Chamô di bruxa véia, pru povu gargalhá
A pobre cuitada cumeçô inté chorá

A linda Sinhazinha Dagmá veiu desaprová
Deixe Sinhazinha, agora eu queru falá
Dona Rosinha avexada pidiu pru coronezinhu pará
Todu aquele povu logu cumeçô ajuntá

Coronezinhu eu não merecia essa desfeita
Bebezinhu nu meu peitu ocê veiu mamá
Dona Sinhá fraca da saúde, anu inteiru foi se cuidá
Ocê num se alembra, eu que te ensinei a andá

Uma verdade, uma justiça, tenhu que desabafá
U coroné seu pai até gente mando matá
Foi meu namoradu Zé, tocaiadu lá nu Arraiá
U coroné safadu, na bruta, cunseguiu me estrupá

Pensô que fez fio na minha barriga
Mas eu já tava prenha du meu Zé du Arraiá
Dona Sinhá sabendu di tudu doente foi se tratá
Adepois qui u fio nasceu, Dona Sinhá foi obrigada a adotá

Cuidei com amor di mãe sem ocê imaginá
Pois Dona Sinhá di desgostu na vala da Sabiá foi morá
Ocê sabe muito bem quantas coisas tive que aguentá
U poder do coroné ninguém podia desafiá

Não tinha mais rojão fazendo pá, pá, pá
Tudo tava queto no lugá
U véio coroné caiu sentadu sem pode falá
Era só pra ter o casamento do coronezinhu cum a Dagmá

I, pra terminá, Dona Rosinha foi imbora sem ismolá
U véio coroné i u coronezinhu cumeçarum a brigá
U povu levô as comida na sacola pra não disperdiçá
I a linda Sinhazinha Dagmá foi cum us moçu pra Capitá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário